O Irã entra em clima de Copa do Mundo
13/12/13 17:59O clima de Copa aos poucos se instala no Irã, cuja seleção volta a disputar um mundial após ficar de fora em 2010.
A mídia dedica cada vez mais tempo e espaço aos preparativos e a temas relacionados à Copa no Brasil. Difícil ligar o rádio e não sintonizar em algum programa que debata sobre os adversários do Irã na primeira fase (Argentina, Nigéria e Bósnia) ou sobre o desempenho dos jogadores iranianos em seus respectivos clubes, na liga nacional ou no exterior. Jornais e revistas estão cheios de matérias sobre o mundial.
Sim, houve a famosa polêmica acerca da censura à transmissão do sorteio dos grupos na Bahia por causa do decote da Fernanda Lima. Mas o tema aqui foi muito menos destacado do que no exterior, apesar da mobilização on-line de iranianos contrários ou favoráveis à gaúcha. Censura é algo integrado ao dia a dia. Eventos esportivos internacionais são quase sempre transmitidos com delay de alguns segundos ou até minutos para evitar imagens consideradas impróprias para os rígidos padrões da TV estatal, como corpos femininos descobertos ou bandeiras de Israel. Anormal teria sido se a Fernanda Lima tivesse aparecido na telinha dos canais da IRIB, a riquíssima Islamic Republic of Iran Broadcasting, diretamente subordinada ao escritório do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
O clima de Copa também começa a brotar lentamente nas ruas de Teerã, onde a Samsung há algumas semanas espalhou dezenas de cartazes em verde e amarelo anunciando que quem comprar TV de alta definição concorre a uma viagem para assistir aos jogos do Irã no Brasil.
Por causa da Copa, tenho a impressão que os iranianos ficam mais interessados do que antes ao descobrirem minha nacionalidade. “Ei, Brasil, Copa do Mundo! Olimpíada!”, tenho ouvido com crescente frequência. Na padaria ou no taxi, cada vez mais me perguntam o que acho da seleção brasileira e da iraniana, conhecida como “teem-ê mellí”.
Vários colegas de academia têm vindo falar comigo para perguntar sobre a possibilidade de ver a copa ao vivo e a cores. “É fácil tirar visto?”; “É um país muito caro?”; “Tem muita violência?”. Visto, a embaixada brasileira garante que fornece a qualquer iraniano que tiver ingresso na mão. Gastos locais e segurança, ah, coitados…
Um bombado veio se queixar de que uma agencia de viagem iraniana está cobrando US$ 15 mil por pacote incluindo aéreo, hotel e ingressos para os jogos do Irã.
Na noite de ontem, me encontrei com um amigo, jovem empresário, que estava feliz da vida por já ter comprado passagem para o Brasil. Agora, está atrás de ingressos. Ele me perguntou sobre as cidades onde o Irã jogará: “Como é Curitiba? Verdade que Belo Horizonte tem as meninas mais bonitas do Brasil?”, regozijou-se o rapaz, playboy solteiro.
Isso é só o começo. Aposto minhas fichas que o Irã viverá um surto de euforia mais perto da Copa.
Pode contar pra ele que é verdade que BH tem as meninas mais bonitas do Brasil! Se ele tiver dúvidas, mostre as fotos da Isis Valverde, Nathália Guimarães, Daniela Cicarelli…
Mas falando sério, mulher bonita tem em todas as cidades, mas é impressionante como é possível encontrar muita mulher bonita em qualquer lugar de Belo Horizonte. Seja na zona sul mais nobre, em bairros como Savassi, Lourdes, Belvedere, onde a quantidade espanta, como em regiões mais pobres e até no Centro durante o expediente!
Sem falar que BH tem, segundo o IBGE, 7 mulheres solteiras, para cada homem solteiro!
Como estão dizendo por aqui: “Se o paraíso não é aqui, com certeza está bem perto!”
Tou achando que o Irã vai ser a seleção que o brasileiro vai adotar para torcer além do Brasil, como ocorreu com o Taiti na Copa das Confederações. Eu mesmo irei fazer isso.
Sobre a Fernanda Lima, acho que foi um pequeno discuido na hora da escolha, pois esqueceu que a Copa teria seleções vindas de países com culturas mais conservadoras no vestuário, como o Irã. Mas, tá superado e o povo daí, mesmo o mais conservador, entenderá isso e perdoará.
E… boa sorte a seleção do Irã! Que façam uma excelente Copa!
acredito que todos os iranianos ja entraram no ritimo da copa aqui no brasil os iranianos tambem estao confiantes na selecao do seu pais.
po claydalton, com esse nome tão poético, um comentário desse estraga
O que é um “bombado”? Um cara musculoso? Um homem-bomba? Desculpe minha ignorância. Se fosse aqui no Brasil, tudo bem.
Sei que não tem homem bomba explodindo no Irã. Mas, soa mal. O Irã é acusado de financiar terrorismo em outros países.
Que boxta de comentário!
Sim amigo, todos que te leram certamente irão entender e desculpar a sua ignorância. De minha parte está desculpado.
Acho que se criou uma polêmica desnecessária em relação a Fernanda Lima, não que eu concorde com a roupa que ela estava usando, para mim, mulher casada não pode usar um decote daquele, mas acho que só isso não seria um impeditivo para deixar de transmitir o sorteio, mas tudo bem, é assim que funciona. Com relação a copa do mundo, acho que sairá muito caro para qualquer asiático acompanhar sua seleção na copa, visto que os preços cobrados por companhias aéreas para esta parte do mundo são altíssimos e também com os aumentos abusivos de preços que já estão sendo praticados por hotéis no Brasil para o período da copa. A violência é algo que talvez assuste, porque somos uma das sociedades mais violentas do mundo e por fim gostaria de elogiar a reportagem com o comandante que realizou aquele pouso impressionante, demonstrou muita capacidade ao evitar uma tragédia que parecia iminente.
André, acho que se enganou de platéia.